Nossa História

Sustentabilidade continuamente, como um modelo para o negócio.

Adquirida em maio de 1988 pela família Fiuza a Fazenda Ipiranga passou a se chamar FAZENDA SANTA FÉ. Com 353,28ha, destinando-se ao confinamento de bovinos para abate, a criação de gado nelore mocho e de eqüinos. No ano de 2002, com a iniciativa do Governo do Estado de duplicar a BR-232, houve um expressivo aquecimento do mercado imobiliário na região, o que motivou os proprietários a desmembrarem parte das terras para, em uma área de 130,55ha, independente de onde havia criação de animais, estabelecerem 03 condomínios residenciais.

Na área remanescente da fazenda ainda havia uma grande infra-estrutura, com construções de casas de moradores, baias de cavalos, áreas de engorda de gado e escritório, tudo já sem nenhuma atividade econômica. Com o desenvolvimento da região como destino turístico e de negócios, e sua localização privilegiada as margens da BR 232, Rota Luiz Gonzaga, a área remanescente de 222,73ha da Fazenda Santa Fé foi aberta ao público, oferecendo turismo de lazer e aventura, apenas para passar o dia, e de esportes, inclusive eqüestres, tendo também área para eventos, como leilões, eventos coorporativos, sociais e outros.

Em Junho de 2008, as irmãs Tereza e Elizabeth Fiuza tiveram a idéia de REAPROVEITAR as antigas casas dos moradores da Fazenda Santa Fé e transformá-las em hospedagem. A ideia era aproveitar ao máximo todo tipo de resíduos de todo tipo de materiais como ferro, madeira, cerâmica, telhas, etc. além de móveis e utensílios existentes nos depósitos da Fazenda para fazer a reforma das casas. Neste período perceberam o quanto tinham para REAPROVEITAR, REUTILIZAR e RECICLAR e daí em diante decidiram buscar a sustentabilidade continuamente, como um modelo para o negócio.

Em Fevereiro de 2009, foi inaugurada a POUSADA FAZENDA SANTA FÉ. Móveis, quadros, gavetas, molduras, cabeceiras de cama, latas de tintas, pedaços de madeira, garrafas pet, rolos de papel higiênico. Aqui tudo se aproveita, seja na decoração, como utilitários ou em consertos. Seguindo a nossa história desde o começo, a cultura de sustentabilidade permanece até hoje. Nós continuamos REAPROVEITANDO, REUTILIZANDO e RECICLANDO tudo que pudemos, e buscamos sempre fazer mais. Convidamos você a conhecer nossas ações, e as maneiras que estamos aplicando essa cultura, através de etiquetas distribuídas ao longo da pousada, onde você poderá identificar algumas ações de reaproveitamento em móveis e materiais, além da valorização do artesanato e cultura locais.